A UECE será responsável pela certificação de todos os alunos dos cursos dos Ateliês de Criação e de alguns cursos das Janelas Formativas

O Instituto BR firmou uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para ações do Arte Urgente, projeto vinculado a Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). A partir dessa parceria, os cursos ofertados pelos Ateliês de Criação receberão certificação de extensão universitária da Instituição de Ensino

A UECE será responsável pela certificação de todos os alunos dos cursos dos Ateliês de Criação, incluindo os de formação artística e técnica. Receberão certificado de extensão fornecido pela instituição também alguns cursos das Janelas Formativas também serão contemplados. 

O Arte Urgente se apresenta como um grande programa de formação livre para as Artes no Ceará, realizando mais de 200 ações de formação técnicas e artísticas. Segundo Paulo Feitosa, diretor geral do projeto: “A parceria com a UECE como instituição certificadora não só legitima essas ações formativas, mas também reafirma o papel do Estado e das universidades como instituições promotoras da qualificação técnica, algo tão importante para o desenvolvimento do campo econômico das artes”. 

Ernesto Gadelha, coordenador de conhecimento e formação da Secult-CE, enfatiza que “levando em consideração que a cultura é uma dimensão transversal às políticas do Estado, algumas ações intersetoriais tornam-se extremamente importantes para a Secult. Neste sentido, sobretudo quando falamos de ações de formação e produção de conhecimento, essa parceria revela-se não só estratégica, mas fundamental para a qualificação e abrangência dessas ações”. 

Além disso, a parceria também inclui 60 vagas em cursos de formação técnica dos Ateliês de Criação nas áreas das linguagens audiovisual, circo, cultura popular, dança, música ou teatro reservadas para alunos matriculados na UECE. Os alunos da Universidade realizaram inscrição conforme indicado pelo edital. 

Para a Pró-Reitora de Extensão, Professora Maria Anezilany Gomes, a parceria fortalece a extensão universitária na integração entre as ações de extensão e cultura da universidade com a comunidade e os movimentos populares, além de promover o apoio e a formação técnica e artística nos diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura. 

“A Proex busca alicerçar o apoio a projetos e programas, como o Coral da Uece, a banda e a orquestra e também impulsionar a proposição de projetos que valorizem a dimensão artístico-cultural nos campi e faculdades, em consonância com as realidades socioculturais, as identidades, memórias e práticas dos territórios e comunidades cearenses ligadas à Universidade Estadual do Ceará”, completa Maria Anezilany.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.