Com a ideia de apoiar projetos de arte e cultura do Estado do Ceará e incentivar a formação e especialização desses agentes e da população, nasce o Arte Urgente: a Cultura como Farol do Ceará

O isolamento social instaurado no combate à pandemia do Covid-19 trouxe à tona a importância da Arte e da Cultura como produção de subjetividade da nossa sociedade. Ao mesmo tempo, a pandemia aumentou a dificuldade de profissionais que vivem da cultura e da arte em manter seus trabalhos e sua renda. A partir disso, o  Instituto BR, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e incentivo da Lei Aldir Blanc, deu origem ao Arte Urgente

O projeto conta com quatro linhas de ação, com diversas atividades: Ateliês de Criação, com cursos de formação artística e técnica; Janelas Formativas, com cursos livres abertos ao público geral; Agência de Futuros, que contará com formação e assessoria para artistas e empreendedores da Cultura; e Coleção de Saberes, voltado para publicação de pesquisas. 

Paulo Feitosa, Coordenador geral do Arte Urgente, destaca que “o projeto contribuirá bastante com o desenvolvimento e manutenção da cadeia produtiva das artes neste momento de pandemia, através da criação de  mais de 286 oportunidades produtivas e de geração de renda para diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura e em diversas regiões do Estado. Além da criação de 900 vagas com bolsas remuneradas em cursos imersivos de formação artística e técnica, oferecendo oportunidade formativa. Essas formações resultarão em 12 apresentações para o público geral das obras criadas pelos alunos”. 

No geral, o projeto contará com 178 ações formativas, totalizando mais de 5.500 horas e atingindo aproximadamente 3540 pessoas, entre jovens, artistas e a população geral. O projeto possui investimento total de R$2.000.000,00 em diversos segmentos da cadeia produtiva da artes e das culturas cearenses.

A Arte Urgente planeja alcançar importantes iniciativas culturais de todo o Estado, tecendo redes, compartilhando e multiplicando conhecimento, trabalhando no desenvolvimento e criação de novos projetos e fortalecendo espaços culturais e a relação com a comunidade.

“O objetivo do projeto é descentralizar as ações e alcançar pessoas das mais diversas localizações do Ceará, por isso, as atividades foram pensadas para estabelecer contato também com instituições sediadas fora da capital e incentivar professores dessas regiões a dividirem conhecimentos com todo o Estado. A Plataforma também conta com diversas práticas que acontecem de forma online, alcançando milhares de pessoas e iniciativas, independente da posição geográfica, ressoando o conhecimento nas áreas da arte e cultura para todos os lados”, destaca Mardonio Barros, coordenador executivo do projeto. 

A Cultura é um pilar fundamental do nosso Estado, com diversas formas e rostos. O projeto aposta nisto, fazendo com que a luz desse farol chegue em novos lugares, alcance novos patamares, crescendo junto com os artistas e empreendedores da área e disseminando conhecimento.

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE); Produção

Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto

Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar; Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Lei Aldir Blanc

A Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc, apresentou um plano integrado de gestão durante o período de pandemia do Covid-19. Além do benefício de Renda Básica previsto na lei, que alcançou 1.658 trabalhadores da área da Cultura, o plano também trouxe 12 editais e prêmios de fomento para projetos de Arte e Cultura, com o objetivo de apoiar e movimentar o setor. A ação tem um investimento total de R$ 71 milhões e foram apoiados 995 projetos. 

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.