O programa Laboratórios Culturais é uma ação formativa com base na produção, gestão e pesquisa na área da Cultura, explorando esses eixos para a construção de um campo cultural sólido a partir de pesquisas, debates e diálogos, focando no desenvolvimento social, humano, econômico e político.

Já foram realizados cursos técnico em produção cultural, mais de 60 atividades formativas entre cursos livres, seminários e oficinas, e o curso de pós-graduação latu senso em Gestão Cultural. O Laboratórios Criativos também já possui mais de 10 publicações entre livros, artigos e pesquisas acadêmicas.

Os Laboratórios Culturais são divididos em três eixos, cada um com um foco específico. São eles: Laboratório de Produção, Laboratório de Gestão Cultural e Laboratórios Criativos.

Laboratório de Produção

O Laboratório de Produção consiste em um curso técnico em produção cultural e tem como objetivo criar um espaço de organização e qualificação pensando na crescente demanda de desenvolvimento de projetos e programas culturais.

O curso é uma formação gratuita com foco em produtores culturais que já atuam no Estado ou que estejam buscando espaço na área, preparando esses profissionais para o mercado de trabalho, a partir de uma grade curricular que contempla prática e técnicas na área de produção cultural, com debates atuais e relevantes sobre temáticas como políticas culturais, gestão de espaços, criação e logística.

São 12 meses de curso, com 1060 horas/aula, incluindo estágio profissionalizante e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. As disciplinas são divididas em três módulos: Fundamentos dos meios de expressão e Teoria e método em cultura; Planejamento e produção cultural; e Empreendedorismo cultural.

Laboratório de Gestão Cultural

O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de pós-graduação lato sensu voltado aos gestores de equipamentos, instituições, órgãos ou outros ambientes que lidam diretamente com planejamento e gestão de políticas públicas e privadas.

O curso tem um duração de 12 meses com carga horária de 460 horas/aula. Durante o curso, o aluno terá um rico ambiente de discussões sobre políticas culturais, elaboração de projetos culturais, ferramentas para a gestão criativa, práticas de produção, circulação e difusão, entre outros.

As disciplinas foram pensadas para abordar as principais questões da área de gestão cultural, como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural.

Laboratórios Criativos

O Laboratórios Criativos é um espaço criado para explorar a conexão entre pesquisa, inovação e criatividade. A plataforma oferece cursos livres, oficinas, seminários e palestras, focando na aceleração de negócios criativos e na pesquisa e produção de conteúdos.

Os cursos têm como público-alvo produtores, gestores públicos e privados e outros agentes e traz discussões sobre a construção de indicadores culturais, análise de mercado, comunicação para negócios criativos, qualificação em gestão e planejamento de novos negócios, dentre outras temáticas.

Além de pensar na aceleração de novos negócios e na inserção de profissionais qualificados no mercado, o Laboratórios Criativos é uma plataforma de pesquisa e estudos em torno da cultura, juntando a produção de conteúdos nos demais laboratórios.

Os laboratórios têm uma carga horária de 460 horas, divididos em 20 horas de cursos livres, 100 horas de oficinas, 20 horas de palestras, 40 horas de seminários e 200 horas de aceleração de negócios criativos.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.