Turma 5 - Inscrições 10 a 14/05

Arte Urgente

ESTENDER A PELE E SUPORTAR A VERTIGEM: COMO VIRAR PLANTA

CINIRA D'ALVA

Carga Horária: 20h
Período: 17 a 28 de maio, seg – sex
Horário: 13h30 às 15h30
Número de Vagas: 20
Classificação: a partir de 15 anos
Modalidade: online

Ementa

O mundo é um campo ilimitado de forças em movimento. Essas forças dobram nossa pele em pequenos territórios de existência, nossa subjetividade, ou, se quisermos, nosso modo de ser, pensar, agir, sonhar, amar. Atualmente testemunhamos uma desestabilização provocada por uma relação de forças inusitada. A pandemia de covid-19 forçou-nos a situações que vêm testando nossa capacidade de suportar a vertigem e o mal estar já inerentes à nossa condição humana.

Observar o desenho dessas forças e de que modo afetam nossos corpos, nos torna capazes de nos situarmos e nos habilita a seguir em fluxos saudáveis de existência. Quando nos dispomos a investigar determinado território, inevitavelmente entramos em relação. Acontece aí uma mistura de corpos: atravessamos o território à medida que ele nos atravessa. De nossa parte, o que podemos fazer é traduzir isso que nos atravessa. Usar nosso corpo como instrumento sensível de captação. Usar nosso pensamento como instrumento analítico de tradução.

A proposta do curso é a de realizar uma escuta das forças que atualmente nos conformam e seus efeitos em nossa pele. A partir daí, materializar este diagrama em um objeto artístico que ao mesmo tempo revele a situação e também a saída de possíveis configurações que nos aprisionem. A partir de exercícios guiados de desenho e escrita, faremos uma cartografia do campo onde nos inserimos e abriremos a pele para a construção de novos territórios.

Minibio

Cinira d’Alva é arquiteta e artista visual com graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (EESC-USP) e Mestrado em Processos Urbanos Contemporâneos pela Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA). Como professora, sua prática implica um envolvimento com a paisagem utilizando táticas de apreensão e transcrição da experiência. Como artista independente vem produzindo instalações multimídia baseadas na compreensão da paisagem como um caminho intensivo entre o corpo e o mundo.

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.