Turma 5 - Inscrições 10 a 14/05

Arte Urgente

MOVIMENTO EXPRESSIVO

LUIS CARLOS SHINODA

Carga Horária: 20h
Período: 17 a 28 de maio, seg – sex
Horário: 10h30 às 12h30
Número de Vagas: 20
Classificação: a partir de 15 anos
Modalidade: online

Ementa

A atividade formativa “Movimento Expressivo” é um curso prático e presencial ministrado pelo ator, encenador e pesquisador Luís Carlos Shinoda. A formação tem como intuito desenvolver um espaço de treinamento corporal e vocal para atores, atrizes e estudantes de artes cênicas com base nos estudos dos princípios da Biomecânica Teatral de Meierhold, reconhecido teatrólogo e encenador russo do início do século XX.

A atividade passa por um estudo dos princípios expressivos dos estudos da Biomecânica Teatral que experienciados na prática permitem ao ator e a atriz descobrir os recursos de oposição, contradição, desenho, freio, ponto e atalho de um movimento expressivo. Partindo dos princípios de treinamento de ator e atriz desenvolvido por Meierhold e seus atores, a oficina tem como objetivo desenvolver exercícios corporais práticos do treinamento biomecânico partindo dos “études” (estudos): Bofetada com os pés; Atirar a pedra; Blasfêmia; Bofetada no rosto; Atirar a flecha; Golpe com a Adaga dentre outros. Além dos études biomecânicos, investigaremos exercícios propostos em sala com o uso de técnicas de manipulação de bastão, equilíbrio, movimento, jogo e composição.

A oficina Movimento Expressivo, tem como intuito promover um espaço de treinamento e preparação de atores e atrizes, assim como possibilitá-los o encontro, diálogo e experimentação com técnicas desenvolvidas a partir do trabalho do teatrólogo encenador russo Vseivolod Meierhold (1874-1940) e que se fazem presente, em treinamentos e processos criativos do trabalho de grupos de teatro, dança e do ator/atriz na cena. São procedimentos que atravessaram gerações e culturas durante décadas e que hoje reverberam em técnicas precisas de movimento e plasticidade como instrumentos de investigação para a pesquisa individual e coletiva.

A atividade é voltada para atores com ou sem experiência, artistas de diversas áreas ou interessados em geral a partir de 16 anos, que tenham disponibilidade para trabalhos corporais (não exaustivos) e de preparação corporal. A capacidade da oficina é de 20 vagas.

DETALHE: A oficina será realizada em espaço amplo, aberto e com entrada de ventilação, além das medidas restritivas de contato e do uso devido de procedimentos de segurança e proteção em detrimentos do combate a pandemia da covid-19.

Minibio

Luís Carlos Shinoda é ator e encenador. Licenciado em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (2016). Fundador e diretor do Cangaias Coletivo Teatral. Gestor do Apê Cultural e coordenador/professor do Curso Livre de Práticas Teatrais. Pesquisador da cena e pedagogia teatral contemporânea e a relação entre dramaturgia e encenação dentro dos processos criativos de teatro de grupo.

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.