Turma 4 - Inscrições 26/04 a 30/04

Arte Urgente

PAPO DE TAMBOR - VIVENCIANDO NOSSA HISTÓRIA

WELLINGTON NASCIMENTO E LORENA LYSE

Carga Horária: 40h
Período: 03 a 14 de maio, seg – sex
Horário: 13h30 às 17h30
Número de Vagas: 20
Classificação: Acima de 16 anos com interesse interesse na história e manifestações culturais afrodescendentes.
Modalidade: online

Ementa

O curso propõe o estudo inicial e a vivência, em grupo, da manifestação cultural popular e tradicional do Tambor de Crioula, associando tais elementos a conteúdos históricos, percussivos (toque dos tambores e da matraca), gestuais (dança) e dos cânticos (coro e improviso), numa perspectiva lúdico-socializadora e, trabalhando sempre, a questão da identidade cultural e afrodescendente.

Minibio

Wellington Nascimento
Tamborzeiro, Pedagogo Especialista em Arte Educação e Cultura Popular, Pesquisador da cultura afrodescendente e Musicista na área percussiva. Wellington Nascimento é natural de Juazeiro do Norte, Ceará, e enveredou no mundo da música ainda criança, por influência de sua mãe, Dona Maria, pernambucana e Mãe de Santo de Umbanda, que sempre cantava para que ele e o irmão tocassem. Graças à sua naturalidade, sempre gostou de acompanhar os reisados. Dedicou-se à percussão e bateria, mas só no final da adolescência encarou a música como profissão, transitando por diversos gêneros musicais como pagode, axé, swingueira e forró, onde aprendeu muito com cada gênero. Hoje, sente-se realizado profissionalmente por pesquisar e disseminar as culturas afro-brasileira e tradicional popular. Integra dois grupos de Tambor de Crioula atuantes em Fortaleza (Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe e Tambor Filhos do Sol) e é Fundador do Tambor Filhos de Mãe Maria Devotos de São Benedito (Caucaia).

Lorena Lyse
lorena lyse, natural de Fortaleza/CE, é cantora, percussionista, produtora cultural e pesquisadora da cultura afrodescendente e das manifestações populares tradicionais. é pioneira na brincadeira de tambor de crioula no estado do ceará, integrando dois grupos atuantes em Fortaleza, tambor das marias da casa de mestre Felipe (2007) e tambor filhos do sol(2010) e co-fundadora do tambor filhos de mãe maria devotos de são benedito – Caucaia (2018), com publicações sobre o tema na alaic (associação latina-americana de investigadores em comunicação) e intercom (sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação).

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.