Turma 3 - Inscrições 12/04 a 16/04

Arte Urgente

CONTANDO HISTÓRIAS COM MÚSICA

GABRIEL ARAGÃO

Carga Horária: 20h
Período: 19 a 30/04 segunda a sexta feira
Horário: 08h30 às 10h30
Número de Vagas: 30
Classificação: Livre
Modalidade: online

Ementa

O curso “Contando Histórias Com Música” surge da vontade do artista Gabriel Aragão de criar pontes entre compositores iniciantes e aspirantes a músicos, e é destinado em especial a alunos da rede pública. No seu trabalho ao lado da banda “Selvagens à Procura de Lei”, Gabriel desenvolveu ao longo dos 11 anos de carreira a arte de compor canções e de contribuir de forma ativa na propagação da música brasileira e cearense. Realizar um curso com música ao vivo para jovens é, portanto, a oportunidade de ensinar e reaprender as possibilidades criativas de um trabalho autoral na Música.

A ideia deste projeto é responder a dúvidas e desmistificar mitos relacionados ao processo criativo e à composição de música popular, tais como: o que é e de onde vem a inspiração; o que é e como se deve praticar o ofício de compositor e letrista; o que são fórmulas e referências; onde estão e como escolher boas temáticas para canções; para quê serve produção musical e direcionamento artístico; quais são os meios efetivos de se estudar composição musical popular; o que é público-alvo e como definir o seu. Tudo isso tendo como base fundamental a importância de saber escolher e contar boas histórias.

A música está presente no cotidiano das pessoas, e o intuito deste curso é justamente refletir sobre suas possibilidades através da escuta de composições de um artista profissional e também dos colegas iniciantes, além de audições e discussões a cada aula de acordo com o seu contexto. O processo criativo e de expressão, fundamental no trabalho com jovens, se manifestará, para além do debate, com trabalhos a cada aula que culminarão com a composição de letras e músicas entre os alunos, sempre com o acompanhamento e o direcionamento artístico do professor Gabriel Aragão. A intenção é que haja uma participação de todos nas 20 (vinte) horas de duração.

Minibio

Gabriel Aragão é cantor, compositor, produtor brasileiro. É vocalista dos Selvagens à Procura de Lei, banda com a qual fez cinco discos: Aprendendo a Mentir (2011), Selvagens à Procura de Lei (2013), Praieiro (2016), Na Maloca Dragão (2018) e Paraíso Portátil (2019).

Escreve e publica poesias e crônicas, sendo colunista para a Revista Vós e Jornal O Povo.

Em 2019 estreou a Aula Show Contando Histórias Com Música”, um mix de oficina sobre processo criativo na música popular e pocket show. Como produtor musical, trabalhou em discos de Paula Aragão, Ânima, Davi Cartaxo e na trilha sonora de “Jaguaribara”. Um artista intimamente ligado à sua geração, é natural de Fortaleza, Ceará.”

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.