Turma 3 - Inscrições 12/04 a 16/04

Arte Urgente

CRIAÇÃO DE IMAGEM PARA A CARACTERIZAÇÃO: NARRATIVAS ESTÉTICAS COMO TECNOLOGIAS CORPORAIS ANCESTRAIS

FILIPE ALEXANDRE

Carga Horária: 20h
Período: 19 a 23/04 segunda a sexta feira
Horário: 13h30 às 17h30
Número de Vagas: 20
Classificação: de 18 anos a 29 anos
Modalidade: online

Ementa

As discussões e imersões práticas aqui propostas, tem como interesse estimular processos que entendam e experimentam as corpas e os adornos enquanto instrumentos tecnológicos ancestrais, incorporando plasticidades e estéticas como linguagenes capazes de dinamizar estímulos físicos e sutis, abundância expressiva, criativa e de cura em seus processos desde a pesquisa, a criação e produção, seja para quem as desenvolve, como para quem as usam, ou apenas contemplam tais objetos vestíveis.

Os encontros aconteceram por meio de 07 vídeo-conferências com 3:30h de duração cada, dinamizadas em atividades teóricas e práticas simultâneas. Com suporte literário, iconográfico e de oralidades, portanto essencialmente de escutas, iremos dialogar em grupos sobre as percepções coletivas e individuais causadas a partir da contemplação e análise de obras selecionadas e/ou trazidas pelo grupo, ao passo que em desenvolvemos em conjunto reflexões sobre como as corpas e os elementos de caracterização presentes nas obras potencializam as narrativas examinadas.

Apresentaremos aos participantes possibilidades metodológicas para estudos práticos aprofundados, que os processos de pesquisa, criação e desenvolvimento de imagem para caracterização pressupõem como fundamentais. A partir desta base de discussões, extraíremos informações relevantes de obras escolhidas e/ou criações trazidas pelas participantes e desenvolveremos propostas críticas – criativas – tecnológicas para os projetos criados pelas participantes.

Para ampliar a discussão do grupo e oferecer um contato direto com outres profissionais da área os projetos finais das equipes serão apresentados para uma banca convidada de especialistas na área.

Minibio

Arara realiza trabalhos artisticos sob a insistente tentativa de imersão sensorial e de experimentação criativa.

Graduando em Design de Moda pela UFC, participa desde 2012 da produção cultural do Salão das Ilusões, com o Brechó Arara (2014), desenvolvendo ações em reúso têxtil, acervo de indumentária e comércio sustentável. Co-Idealizador da Feira Mútua (2017). Realiza a pesquisa LYXO (2016) onde experimenta o reúso como subsídio para o desenvolvimento de figurinos. Co-idealizou e facilitou a residência artística Ateliê Aberto (2019) E atualmente se dedica a pesquisa Corpo Sutil: processos holísticos na criação de trajes, objetos e ambientes.

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.