As discussões e imersões práticas aqui propostas, tem como interesse estimular processos que entendam e experimentam as corpas e os adornos enquanto instrumentos tecnológicos ancestrais, incorporando plasticidades e estéticas como linguagenes capazes de dinamizar estímulos físicos e sutis, abundância expressiva, criativa e de cura em seus processos desde a pesquisa, a criação e produção, seja para quem as desenvolve, como para quem as usam, ou apenas contemplam tais objetos vestíveis.
Os encontros aconteceram por meio de 07 vídeo-conferências com 3:30h de duração cada, dinamizadas em atividades teóricas e práticas simultâneas. Com suporte literário, iconográfico e de oralidades, portanto essencialmente de escutas, iremos dialogar em grupos sobre as percepções coletivas e individuais causadas a partir da contemplação e análise de obras selecionadas e/ou trazidas pelo grupo, ao passo que em desenvolvemos em conjunto reflexões sobre como as corpas e os elementos de caracterização presentes nas obras potencializam as narrativas examinadas.
Apresentaremos aos participantes possibilidades metodológicas para estudos práticos aprofundados, que os processos de pesquisa, criação e desenvolvimento de imagem para caracterização pressupõem como fundamentais. A partir desta base de discussões, extraíremos informações relevantes de obras escolhidas e/ou criações trazidas pelas participantes e desenvolveremos propostas críticas – criativas – tecnológicas para os projetos criados pelas participantes.
Para ampliar a discussão do grupo e oferecer um contato direto com outres profissionais da área os projetos finais das equipes serão apresentados para uma banca convidada de especialistas na área.