Turma 2 - Inscrições 29/03 a 02/04

Arte Urgente

O ESPAÇO CINEMATOGRÁFICO: ABORDAGENS ESPACIAIS DA ENCENAÇÃO

SAMUEL BRASILEIRO

Carga Horária: 20h
Período: 05 a 09/4 segunda a sextas feira
Horário: 13h30 às 17h30
Número de Vagas:  30
Classificação:  a partir de 18 anos
Modalidade: online

Ementa

O curso “O Espaço Cinematográfico: Abordagens Espaciais da Encenação” propõe em discutir a linguagem e a direção cinematográfica a partir de uma abordagem espacial. Cada aula consiste na aproximação de conceitos espaciais (Espaço e Lugar, Paisagem, Cidade, Casa, Geografia Afetiva, etc.) e com elementos cinematográficos (Mise en scène, enquadramento,

ritmo, luz, raccord, etc.) a partir de teóricos como Luis Carlos Oliveira Jr. Jacques Aumont, Ismail Xavier, Michel de Certeau, Antoine Gaudin, Ângela Pryshton, Irene Depetris Chauvin, entre outros. Com o curso, os alunos poderão desenvolver seus gestos próprios de direção a partir de um olhar singular para o espaço. Deseja-se construir um olhar crítico para formas de se fazer cinema, compreendendo a diversidade da produção e dos processos criativos.

Minibio

Samuel Brasileiro é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e Mestrando pelo PPGCOM-UFC, onde desenvolve sua pesquisa sobre a relação entre as abordagens espaciais no cinema brasileiro contemporâneo. É diretor e roteirista de curtas-metragens exibidos e premiados em importantes festivais como Festival de Brasília, Festival do Rio e IndieLisboa. É um dos diretores do longa-metragem coletivo O Animal Sonhado”, exibido na Mostra Aurora da Mostra de Tiradentes. É também um dos roteiristas do premiado longa-metragem “Pacarrete”. É um dos criadores da série “Lana & Carol”, atualmente em exibição no Canal Futura. Também é professor de cursos livres de cinema desde 2014.”

 

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.