Turma 1 - Inscrições 15 a 21/03

Arte Urgente

DIÁLOGOS E DELÍRIOS ENTRE A HISTÓRIA DA ARTE E A ARTETERAPIA

ISABEL CRISTINA DA CUNHA VIANA

Carga Horária: 20h
Período: 22/03 a 02/04 – segundas às sextas feiras
Horário: 15h30 às 17h30
Número de Vagas: 30
Classificação: Acima de 20 anos, estudantes de Artes, de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional , Arteterapeutas, Psicólogos, Psicanalistas, Terapeutas e interessades afins.
Modalidade: online

Ementa

O curso Diálogos e delírios entre a História da arte e a Arteterapia , pretende contribuir para a investigação prática/teórica sobre a interface Arte x Saúde mental, compreendendo o valor inestimável da História da Arte para o campo da Arteterapia, disciplina que se nutre de muitas áreas do conhecimento humano e principalmente dos estudos sobre teorias psicológicas/ psicoanalíticas e as linguagens artísticas. No entanto ainda é corrente dentro desse saber arteterapêutico, uma epistemologia voltada para a Arte como fenômeno e documento clínico, deixando de ser analisada como um campo de conhecimento estruturante que aporta contribuições para o campo da saúde mental. O que abordaremos são Movimentos, obras e artistas que no decorrer da História da Arte subverteram o estatuto da Arte institucionalizada, promovendo cambios de paradigmas que ajudaram a tornar possível o estabelecimento da Arteterapia- um território onde o fazer artístico pressupõe um encontro dialógico entre a poética, a estética e a catarse.  O curso é destinado a toda pessoa interessada na temática Arte x Saúde mental.

Minibio

Isabel Viana é propositora de experiências artísticas em contextos terapêuticos e comunitários. Graduada em Artes Cênicas (IFCE-2006). Cursou mestrado em Artes Visuais (UNA) em Buenos Aires, onde residiu por 4 anos. Morou e realizou ações artísticas em vários estados da Amazônia brasileira e Rio de Janeiro. Em Fortaleza atuou no Movimento Saúde Mental Comunitária (2018/2020), coordenando o curso de Arteterapia e a Casa AME- (Núcleo do Movimento Saúde mental). Atualmente é pós-graduanda em Terapias Psicoexpressivas no Instituto IASE (Valência-Espanha). Tem profundo interesse nas trocas bio-poéticas, nos rituais e na arte como documento psíquico e social.

Inscreva-se

Inscrições Encerradas.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.