Criado em 2016, o Instituto BR é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sociocultural e cidadão através do estímulo à produção artístico-cultural, social, educacional e científica. A Instituição atua nas áreas de cultura, educação, inovação e tecnologia, esporte, sustentabilidade e meio ambiente e ação social.

O Instituto BR é movido pelo lema criar, impulsionar e transformar e isso é colocado em prática na construção de novos projetos e no apoio a redes e coletivos. De forma sistêmica e integrada, a Instituição desenvolve iniciativas intersetoriais de gestão em suas áreas de atuação, produzindo diálogos multidisciplinares no compromisso de oportunizar a transformação e o desenvolvimento humano.

O Instituto atua na formação e capacitação, implementação de projetos e programas de gestão, consultoria em planejamento e gestão, pesquisa e produção de conhecimento, gestão de equipamentos e espaços e difusão de manifestações socioculturais, esportivas e sustentáveis.

Durante os cinco anos de história, o Instituto BR já contribuiu com diversos projetos no Ceará e também em outros estados do Brasil. A organização forneceu consultoria para a Bienal Internacional de Dança do Ceará, Casa de Vovó Dedé, Escola de Dança de Paracuru, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Projeto Jacques Klein, entre outros. Além disso, realizou os eventos Plataforma Sinfonia do Amanhã, Mano a Mano – A América Latina de mãos, Acordes do Amanhã, Festival Elos e Fórmula Elétrica CE.

Projetos

Atualmente, o Instituto BR comanda dois projetos que se tornaram referência nacional nas áreas de produção, gestão, pesquisa e oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos: Laboratórios Culturais e Escolas Criativas.

O Laboratórios Culturais é um programa formativo com base na produção, gestão e pesquisa na área da Cultura, explorando esses eixos para a construção de um campo cultural sólido, focando no desenvolvimento social, humano, econômico e político.

O Programa já realizou curso técnico em produção cultural, promoveu mais de 60 atividades formativas entre cursos livres, seminários e oficinas, e o curso de pós-graduação latu senso em Gestão Cultural. O Laboratórios Criativos também já possui mais de 10 publicações entre livros, artigos e pesquisas acadêmicas.

O Escolas Criativas tem como objetivo promover uma educação integrada, a cidadania e o desenvolvimento a partir dos pilares da cultura, sustentabilidade e inovação, trazendo a cultura e a criatividade como bases centrais para o desenvolvimento da educação brasileira.

O Programa já passou por escolas municipais de Niterói, no Rio de Janeiro, e em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Outros 13 municípios cearenses também já aderiram ao Escolas Criativas.

>> Conheça o Laboratórios Culturais, projeto do Instituto BR 

>> Conheça a Lei Aldir Blanc

Arte Urgente

O Instituto BR, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), deu origem a um novo projeto em 2021: O Arte Urgente: a Cultura como Farol do Ceará. A iniciativa compreende um conjunto articulado de ações estratégicas que tem como foco os diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura e se sustenta em dois princípios estruturantes: apoiar e formar.

Criado com incentivo da Lei Aldir Blanc, o Projeto tem como objetivos fortalecer e potencializar agentes envolvidos na economia da cultura por meio de ações de formação e qualificação e também fomentar oportunidades produtivas e de geração de renda para quem atua no setor cultural, de modo a contribuir no enfrentamento dos desafios que a pandemia do covid-19 impôs ao setor.

O Arte Urgente conta com quatro linhas de ação, com diversas atividades: Ateliês de Criação, com cursos de formação artística e técnica; Janelas Formativas, com cursos livres abertos ao público geral; Agência de Futuros, que contará com formação e assessoria para artistas e empreendedores da Cultura; e Coleção de Saberes, voltado para publicação de pesquisas.

Interessados em contribuir com o Projeto podem participar das chamadas públicas abertas. Confira os editais.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.