O Webinar acontece até sábado (21) trazendo debates sobre economia das artes cênicas e da música

As últimas semanas de maio contarão com uma programação especial para celebrar e encerrar os quatro meses de projeto. O Festival Arte Urgente contará com formações gratuitas e online, além de apresentações artísticas, debates, entre outros. Nesta terça-feira (18) tem início o Webinar sobre Economia das Artes

A Agência de Futuros realizará palestras gratuitas e online sobre economia das artes, com foco em artes cênicas e em música. Nos dias 18 e 19 de maio, o Webinar traz debates sobre os Desafios e Perspectivas da Economia das Artes Cênicas. Já nos dias 20 e 21, a conversa será sobre Desafios e Perspectivas da Economia da Música.

Nesta primeira semana, o Festival Arte Urgente também realiza o Webinar sobre Direitos Culturais, em parceria com o em parceria com o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), com temas como direitos autorais, fomento cultural e  cooperação internacional para projetos culturais.

>> Festival Arte Urgente: Encerramento do projeto contará com palestras, debates, apresentações artísticas e diversas atividades gratuitas; Confira programação

>> Festival Arte Urgente tem início com Webinar sobre Direitos Culturais

O Festival segue até o dia 30 de maio e conta com o lançamento de PodCasts dos Ateliês de Criação, da Agência de Futuros e da Coleção de Saberes, com participantes das ações do Arte Urgente; lançamento dos E-books, resultado das 20 pesquisas selecionadas na Coleção de Saberes; debates para discutir a urgência das artes na contemporaneidade; Ciclo de Mentorias para negócios criativos Sertão Central, Região Norte,  Litoral Oeste/Vale do Curu; e também as apresentações das montagens artísticas desenvolvidas durante o projeto nos Ateliês de Criação em Teatro, Circo, Música, Audiovisual, Dança e Cultura Popular. 

Todas as atividades do Festival Arte Urgente serão transmitidas pelo canal no YouTube da Quitanda Soluções Criativas

Confira mais informações das palestras:

🔸 Palestra 1 | Desafios e Perspectivas da Economia das Artes Cênicas 

🗓️ 18 de maio

19h às 21h

Palestrante: Bianca Araújo

Doutora em Administração pela UFBA, mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFBA e Bacharel em Artes Cênicas também pela UFBA. Atua como gestora e produtora cultural e possui experiência na área de Artes, com ênfase em artes cênicas e artes visuais. 

Palestrante: Paula de Renor

Atriz, produtora e diretora da Remo Produções Artísticas. Idealizadora, coordenadora e produtora executiva do Projeto Teatro em Comum, da Secretaria da Juventude e Emprego do Gov. de Pernambuco. Conselheira do Conselho Estadual de Políticas Culturais de PE.

Abertura: Pedro Domingues

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais, mestrando em artes pelo IFCE. Gestor, ator e diretor teatral, integrou elencos de produções para cinema e TV. Foi premiado no Cine Ceará, por Parque de Diversões, de Armando Praça. Atualmente é diretor geral do Theatro José de Alencar.

🔸 Palestra 2 | Desafios e Perspectivas da Economia das Artes Cênicas 

🗓️ 19 de maio

19h às 21h

Palestrante: Daniel Dias da Silva

Ator, Diretor, Dramaturgo, Roteirista, Tradutor. Formado pelo Curso de Arte Dramática, da UFC, estudou dramaturgia no Instituto Dragão do Mar. Radicado no Rio, trabalhou ao lado de nomes importantes nomes da dramaturgia, como Gracindo Junior e Luiz Arthur Nunes.

Palestrante: Chico Pelúcio

Formado em Administração e Ciências Contábeis pela  PUC-MG, especialização em Cinema – PUC-MG. Idealizou o Centro Cultural Galpão Cine Horto, onde foi diretor geral. Como ator, participou de séries da Rede Globo, como “A Cura” e “Sob Pressão”.

Abertura: Pedro Domingues

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais, mestrando em artes pelo IFCE. Gestor, ator e diretor teatral, integrou elencos de produções para cinema e TV. Foi premiado no Cine Ceará, por Parque de Diversões, de Armando Praça. Atualmente é diretor geral do Theatro José de Alencar.

🔸 Palestra 3 | Desafios e Perspectivas da Economia da Música 

🗓️ 20 de maio

19h às 21h

Palestrante: Leonardo de Marchi

Professor da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Autor do livro “A destruição criadora da indústria fonográfica brasileira 1999-2009: dos discos físicos ao comércio digital de música”.

Palestrante: Allan Carvalho

Músico, compositor e pesquisador de Belém-PA. Iniciou o trabalho solo com CD “OURA”, gravado de forma independente, trazendo mesclas de influências da cena pop mundial com a sua dedicação em pesquisar e valorizar a música da Amazônia.

Abertura: Ivan Ferraro

Músico, produtor cultural, diretor da Midiamix Comunicação Viva e fundador da PRODISC – Associação dos Produtores de Cultura do Estado do Ceará. Idealizador da Feira da Música de Fortaleza. Atualmente está na Gerência Executiva do Hub Cultural do Ceará.

🔸 Palestra 4 | Desafios e Perspectivas da Economia da Música 

🗓️ 21 de maio

19h às 21h

Palestrante: Leo Morel

Membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Palestrante: Jonas Epifanio (Escurinho)

Percussionista, compositor e cantor. Estuda a música nordestina. Fundou com o compositor Chico César o Grupo Ferradura. Autor de trilhas para teatro, tem quatro CDs gravados, Labacé, Malocage, O Princípio Básico, Ciranda de Maluco Vol I, além do DVD “Toca Brasil”.

Abertura: Harley Oliveira

Graduado em Licenciatura em Música pela UFCA e Pós-Graduando em Educação Musical pela FAVENI.Multi Instrumentista e Educador Musical, Iniciou sua carreira musical de forma autônoma, passou por escolas de educação musical do Crato-CE.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.