Cada montagem será exibida em dois horários distintos, uma acontecendo no  canal da Quitanda Soluções Criativas e a segunda nos canais dos equipamentos vinculados à Secult-CE

Os Ateliês de Criação trazem para a reta final do projeto a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos. O evento faz parte do Festival Arte Urgente e contará com as apresentações das montagens artísticas desenvolvidas na ação. O Festival também conta com formações gratuitas e online, além de apresentações artísticas, debates, entre outros.

Durante os quatro meses de projeto, os Ateliês de Criação trabalharam no desenvolvimento de montagens artísticas, criações feitas em conjunto com os diretores e artistas selecionados para cada uma das seis linguagens: Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro. As apresentações acontecem na última semana do Festival Arte Urgente. 

Inicialmente, os Ateliês de Criação iriam acontecer de forma presencial, assim como as apresentações dos espetáculos produzidos. Porém, com os avanços da pandemia da Covid-19 nos últimos meses, e pensando na saúde e bem-estar dos envolvidos, todo o projeto aconteceu de forma remota, com encontros virtuais entre os artistas envolvidos e os diretores de cada linguagem. As apresentações também acontecerão de forma virtual, através do YouTube. 

Cada montagem será exibida em dois horários distintos, uma acontecendo no  canal da Quitanda Soluções Criativas e a segunda nos canais dos equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Além da apresentação, cada exibição contará com um debate sobre a obra, com participação dos envolvidos no desenvolvimento do espetáculo. 

>> Festival Arte Urgente: Encerramento do projeto contará com palestras, debates, apresentações artísticas e diversas atividades gratuitas

Conheça as obras e confira as datas e locais de exibição:

Ateliê de Criação em Audiovisual

Alguém me Disse, Evaldo Gouveia

  • Professor-diretor: Marco Beranger
  • Duração: 30 minutos
  • Classificação indicativa: Livre

Sinopse

Alguém me disse, Evaldo Gouveia é um documentário-musical sobre a vida e a obra do cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. O Doc traz depoimentos e músicas sobre um dos maiores nomes da música brasileira. A história de um menino de Orós-CE, com infância difícil, que tornou-se o compositor de obras inesquecíveis como Sentimental Demais, Tango para Tereza, Bloco da Solidão e Deixe que Ela se Vá, gravadas por nomes como Nelson Gonçalves,  Angela Maria e Altemar Dutra.

Horários:

  • Segunda-feira (24/5) – 21h 
    Canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas
  • Terça-feira (25/5) – 18h
    Canal do YouTube do Cineateatro São Luiz

Ateliê de Criação em Circo

Luminância – um lapso para a lucidez

  • Professora-diretora: Sâmia Bittencourt
  • Duração: 60 minutos
  • Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse

Cegaram!

Em uma sociedade impregnada pelo excesso de visibilidade, a raiz do olhar está no interior da presença. O que você vê? Luminância – um lapso para a lucidez é uma obra concebida a partir de reflexões levantadas sobre a cegueira moral, social e ética em que vivemos. Um feixe de luz ilumina a consciência, dez artistas mergulham em um processo de criação que busca, através de uma circografia, desenhar atmosferas singulares a partir da reverberação dos momentos de lucidez de cada corpo. A condição do isolamento social afetou e afeta a percepção e a construção da obra. O fazer circense busca seus caminhos e adaptações nesse momento imposto à sociedade como um todo. Cada qual no seu cubículo, no desafio da criação coletiva a partir dos universos particulares.

Livremente inspirada na obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago.

Horários:

  • Quinta-feira (27/5) – 21h 
    Canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas
  • Sexta-feira (28/5) – 18h 
    Canal do YouTube do Porto Dragão

Ateliê de Criação em Cultura Popular

Sagração aos Encantados

  • Professor-diretor: Mauro Cesar
  • Duração estimada: não informou
  • Classificação indicativa: Livre

Sinopse

Encantar-se na tradição é manter-se vivo para além da memória. Consagrar esta memória dos ensinamentos das Mestras e Mestres trata-se de honrar a ancestralidade dos(as) brincantes e suas manifestações culturais. Assim, no jogo entre memória e tradição, construímos o espetáculo Sagração aos Encantados que reúne representantes de sete grupos tradicionais de cultura (banda cabaçal, lapinha, maneiro pau e reisado e religião de matriz afro-brasileira). O espetáculo foi concebido a partir dos relatos de vida e das experiências dos(as) Brincantes em seus respectivos grupos, criação atravessada por saberes interculturais do aprendizado mútuo e respeito pela diversidade. Processo realizado em ambiente virtual e presencial na instituição de apoio, a ONG Beatos.

Horários:

  • Sábado (29/5) – 21h 
    Canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas
  • Domingo (30/5) – 18h
    Canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Ateliê de Criação em Dança

CASCALHO

  • Professora-diretora: Andréia Pires
  • Duração estimada: 15 minutos
  • Classificação indicativa: Livre

Sinopse

Um filme de dança realizado com bailarines da Escola de Dança de Paracuru, movimentando memórias, histórias e invenções, nesse lugar de águas e dunas, que movem os corpos de um lado para outro, desenhando um quadro coreográfico e afetivo. Trabalhando com o audiovisual, descobrimos um olhar entre o corpo e a câmera para compartilhar fragmentos de tempo e espaço a partir de um caminho que atravessa gerações. Nesse projeto, propomos uma experiência estética a partir do encontro entre a cidade, o corpo, o som e a poesia.

Horários:

  • Quarta-feira (26/5) – 21h
    Canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas
  • Quinta-feira (27/5) – 18h 
    Canal do YouTube do Centro Cultural Bom Jardim CCBJ

Ateliê de Criação em Música

Filhes De Ninguém

  • Professor-diretor: Claudio Mendes
  • Duração estimada: 35 minutos
  • Classificação indicativa: Livre

Sinopse

O ateliê de música veio para promover o encontro entre o produtor musical Claudio Mendes e 12 jovens talentos da cidade de Fortaleza. Todo o repertório do projeto foi composto e arranjado durante as trocas entre Claudio e a turma. A experiência vai virar um EP com 5 músicas, gravado no estúdio do produtor e em breve estará disponível em todas as plataformas digitais. O Ateliê vai produzir ainda um documentário com imagens de bastidores das gravações e depoimentos de todos que participaram do movimento.

Horários:

  • Terça-feira (25/5) – 21h
    Canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas
  • Quarta-feira (26/5) – 18h 
    Canal do YouTube do Theatro José de Alencar TJA

Ateliê de Criação em Teatro

Cabras [experimento]

  • Professor-diretor: Edceu Barboza 
  • Duração estimada: 30 minutos
  • Classificação indicativa: 18 anos

Sinopse

Em Cabras [experimento], Edceu Barboza, Elizieldon Dantas e Fagner Fernandes criam inspirados no universo das masculinidades, tendo como ponto de partida suas subjetividades, individualidades e experiências, recortando, dentro do processo, dramaturgias que atravessam a pluralidade e diversidade de como se dão as construções das masculinidades e o que se compreende socialmente sobre o que é ser homem. 

Horários:

  • Sexta-feira (28/5) – 21h 
    Ingresso retirado no dia do evento
  • Sábado (29/5) – 18h
    Ingresso retirado no dia do evento

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.