“A vivência com a arte é extremamente importante para que as pessoas possam ter uma percepção do mundo em que vivem”, afirma Flávio Sampaio, diretor da Escola de Dança de Paracuru

Fundada em 2003, a Escola de Dança de Paracuru surgiu a partir da necessidade de um grupo que já trabalhava com dança na cidade e queria passar para outras crianças e jovens o conhecimento na arte, além de aprimorar o próprio trabalho. Nesses 18 anos de história, a Escola vem formando bailarinos e capacitando coreógrafos e arte-educadores

A Escola tem como missão ampliar o universo cultural e social de crianças e jovens e ser um ambiente que vai além da formação para a comunidade de Paracuru. Para Flávio Sampaio, diretor da instituição: “A escola é um ambiente de formação em dança, mas ela é também uma escola de vida. A vivência com a arte é extremamente importante para que as pessoas possam ter uma percepção do mundo em que vivem“.

A primeira turma começou com 47 alunos, hoje a instituição atende mais de 200 jovens. A Escola de Dança de Paracuru oferece cursos de formação com duração de oito anos e carga horária de 4.040 horas/aula, divididos em três módulos distintos (iniciação a dança, curso de formação e curso técnico), além de diversos cursos livres. 

A Instituição tornou-se um ponto de referência não apenas na cidade, mas também em todo o Ceará. “Já passaram aproximadamente 3500 alunos pela Instituição e isso vem causando um grande impacto na comunidade local. Paracuru tem uma plateia de dança, para arte, extremamente bem formada, crítica, e com uma visão de arte que eu acho que é bastante importante”, afirma Flávio. 

O diretor ainda completa: “Paracuru é vista hoje em dia como a cidade da dança. Houve uma mudança radical no pensamento da população de o que é arte e como ver a arte. Existe um respeito da população em torno da escola de dança que é extremamente bonito de se ver, e isso nos traz uma responsabilidade de estar sempre crescendo, não temos o direito de se retrair, precisamos sempre pensar em crescer para oferecer melhores oportunidades e opções para a cidade”. 

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

>> Conheça a Lei Aldir Blanc

Arte Urgente

A Escola de Dança de Paracuru é a sede do Ateliê de Criação em Dança do Arte Urgente. A ação contará com formação artística, com 10 vagas, e os cursos técnicos em técnicas de sonorização, figurino, iluminação cênica, cenografia, produção, com 28 vagas em cada. 

Flávio enfatiza a importância de projetos como o Arte Urgente para a nova geração de artistas: “Se trata de você se reconhecer, de você se encontrar numa profissão. Você só fica bem no trabalho quando gosta do que faz. É isso que queremos ver, que eles se encontrem, que eles saibam como que faz um figurino, como opera uma luz, como que produz um espetáculo”. 

Ao longo do curso, os grupos de formação técnica e artística participarão em conjunto da construção de um espetáculo inédito, que será apresentado para o público ao final da formação. 

Os alunos selecionados para ação receberão uma bolsa ao longo do curso, para ajudar durante o período de aprendizagem. Além disso, o projeto também fornecerá uma renda para os professores selecionados para ministrar os cursos técnicos, para ajudar neste período de pandemia.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.