O Governador Camilo Santana, em live neste sábado (10) nas redes sociais, confirmou a reabertura gradual de algumas atividades não essenciais a partir de segunda-feira (12). A retomada ocorrerá de segunda a sexta-feira, mantendo o isolamento social rígido aos fins de semana.

O lockdown teve início em Fortaleza no dia 05 de março, em meio ao aumento de casos de Covid-19 em todo o País. No dia 13 do mesmo mês, o Governo do Ceará expandiu o isolamento para todo o estado. A reabertura do comércio acontecerá com capacidade limitada e com funcionamento em horários distintos. O comércio de rua funcionará das 10h às 16h, já os shoppings funcionarão das 12h às 18h.

“Nossas decisões todas são feitas com responsabilidade, com muito diálogo com todos os setores envolvidos, seguindo a ciência e avaliando diariamente os números da saúde no Estado. Há uma tendência na redução de casos e nos óbitos, mesma tendência em procura médica assistencial e de transmissão, mas os números ainda permanecem altos”, afirmou Camilo durante a live. 

Mesmo com o anúncio da retomada da economia, Camilo enfatizou a importância de manter o isolamento social e os cuidados pessoais, como utilização de máscara e de álcool para a higiene. Além disso, o novo decreto mantém o isolamento social rígido durante os fins de semana e também toque de recolher diariamente, das 20h às 5h.

>> Janelas Formativas: Inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Arte e Cultura tem início nesta segunda-feira (12)

Confira o que volta a funcionar a parte desta segunda-feira (12):

  • Escolas autorizadas a funcionar, com até 35% da capacidade, para Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
  • Igrejas autorizadas para atividades presenciais com 10% da capacidade;
  • Atividades comerciais detalhadas no texto do decreto no Diário Oficial do Estado poderão funcionar com até 25% da capacidade, em horários diferenciados, das 10h às 16h ou das 12h às 18h. Dentre elas: comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), restaurantes de rua (10h às 16h) e de shopping (12h às 18h).

Algumas das atividades que permanecem sem funcionar:

  • Academias;
  • Parques aquáticos;
  • Barracas de praia;
  • Museus e teatros;
  • Festas;
  • Espaços públicos permanecerão fechados.

Vacinação no Ceará

Segundo dados da plataforma Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o Ceará já aplicou 1.383.067 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse número, 1.065.557 são referentes à 1ª dose. Os dados foram atualizados no domingo (11), às 17h. 

Nesta segunda-feira, o governador Camilo Santana anunciou em suas redes sociais que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a importação de doses da vacina Sputnik V

O Governo do Ceará adquiriu de 5,87 milhões de doses da vacina russa de forma direta, junto ao Fundo Soberano Russo. “A Sputinik V já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%. Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, afirmou o governador. 

Arte Urgente

O Arte Urgente conta aproximadamente com 180 ações formativas, totalizando mais de 5.500 horas e atingindo aproximadamente 3.540 pessoas, entre jovens, artistas e a população geral. Pensando na saúde de todas as pessoas envolvidas, a diretoria do projeto divulgou um comunicado em fevereiro informando que as atividades aconteceriam de forma remota.

Mesmo com o novo decreto do Governo do Estado do Ceará, o Arte Urgente manterá a decisão de continuar a realização dos cursos de forma remota. Todas as quatro ações já iniciaram suas atividades e novas oportunidades ainda estão por vir. Continue acompanhando o site e as redes sociais do Arte Urgente para ficar por dentro do que acontece no projeto.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.