A ação oferecerá 30 cursos técnicos nas áreas de audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro

O Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) divulgaram o edital da chamada pública dos Ateliês de Criação, ação do Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará. O projeto selecionará professores para cursos técnicos voltados para as áreas de audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de fevereiro..

Os Ateliês de Criação são ações do Arte Urgente que focam na formação de novos talentos em diversas áreas da arte e cultura através de uma vivência imersiva. Os Ateliês oferecerão formação artística e técnica, de modo que os dois eixos trabalhem juntos para o desenvolvimento de uma criação inédita que contará com apresentações para o público geral.

A ação selecionará inicialmente artistas-educadores, técnicos, produtores e demais agentes para ministrar os cursos de formação técnica nas áreas de audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro. Futuramente, em uma data ainda a ser definida, o Projeto também realizará seleção para os alunos interessados nos cursos da formação artística e técnica.

No total, serão 30 cursos técnicos oferecidos, divididos nas seis linguagens da ação, sendo que cada curso deverá ter 40 horas-aula. Artistas-educadores, técnicos, produtores e demais agentes do campo artístico-cultural residentes do Estado do Ceará que tiverem interesse em ministrar alguns dos cursos podem participar da seleção.

Os cursos técnicos são:

1. Audiovisual – Cenografia; Produção; Operação de câmera; Fotografia e edição de imagens; Edição de vídeos.
2. Circo – Cenografia; Técnicas de sonorização; Iluminação cênica; Figurino; Produção
3. Cultura Popular – Cenografia; Técnicas de sonorização; Iluminação cênica; Figurino; Produção.
4. Dança Contemporânea – Iluminação cênica; Figurino; Produção; cenografia e técnicas de sonorização.
5. Música – Técnicas de sonorização; Áudio Equipamentos; Consoles Digitais; Técnica de gravação em estúdio; Roadie.
6. Teatro – Cenografia; Técnicas de sonorização; Iluminação cênica; Figurino; Produção
.
Os interessados devem comprovar experiência nas com atividades formativas em artes, atividades técnicas, produção cultural, entre outras ações relacionadas ao campo das artes e da cultura e também experiência com a atividade da proposta do curso interessado em ministrar. Os professores selecionados receberão um pagamento de R$ 80,00 por hora/aula, totalizando R$3.200,00 pelo curso.

As inscrições dos professores interessados devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro. O processo será realizado exclusivamente por meio digital, através de formulários disponíveis no site do Arte Urgente.

Os interessados devem fornecer os seguintes documentos na hora da inscrição:

a) Documentação da empresa – cartão CNPJ, documento constitutivo da empresa, certidões
negativas de débito de tributos federais, municipal e estadual, trabalhista e FGTS; (obrigatório para selecionados no momento da contratação)
b) Informações sobre o Plano de Curso contendo título, carga horária, ementa, descrição das atividades, objetivos específicos de aprendizagem, conteúdos a serem abordados, metodologias e recursos didáticos, recursos de avaliação e/ou produto final, e referências (obrigatório)
c) Cópia da Carteira de Identidade e CPF; (obrigatório)
d) Declaração de residência no Ceará – ao final da ficha de inscrição, juntamente com a declaração de veracidade das informações, o candidato também declara ser residente no estado do Ceará; (obrigatório)
e) Anexo com documentos comprobatórios de experiência no ensino (formal ou informal) de
arte e cultura (certificados, declarações, cópias de contrato, clipping, material de divulgação,
etc.); (obrigatório)
f) Duas fotos; (obrigatório)
g) Minibiografia (obrigatório)

Para eventuais dúvidas, o Projeto disponibiliza o e-mail [email protected] para suporte aos candidatos. Para mais informações, confira o edital da chamada pública.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.