São oito cursos nas áreas de circo, cultura popular, dança, música, audiovisual e teatro, com 20 vagas disponíveis para cada

O Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) divulgaram o edital da chamada pública para alunos das turmas de maio da formação técnica dos Ateliês de Criação, ação do Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará. As inscrições têm início nesta terça-feira (20) e ficam abertas até o dia 26 de abril.

Os Ateliês de Criação são ações do Arte Urgente que focam na formação de novos talentos em diversas áreas da arte e cultura através de uma vivência imersiva. Os Ateliês oferecem formação artística e técnica, de modo que os dois eixos trabalhem juntos para o desenvolvimento de uma criação inédita que contará com apresentações para o público geral.

A ação seleciona pessoas residentes no estado do Ceará interessadas em participar de formação técnica. Nesta chamada, são oito cursos nas áreas de circo, cultura popular, dança, música, audiovisual e teatro, com 20 vagas disponíveis para cada. No total, são 30 cursos divididos entre os seis Ateliês de Criação. As primeiras turmas aconteceram entre os meses de março e abril. 

Os cursos com inscrições abertas são:

  • Audiovisual: Cenografia; Produção
  • Circo: Iluminação Cênica
  • Cultura Popular: Iluminação Cênica
  • Dança: Técnicas de Sonorização
  • Música: Consoles Digitais – Iluminação; Roadie
  • Teatro: Figurino

Os interessados devem ter 16 anos ou mais e morar no Ceará há pelo menos 2 anos. Os selecionados receberão bolsa única no valor de R$ 375,00 após o término das aulas. Além disso, os alunos que participarem dos cursos receberão certificado de extensão fornecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Todas as aulas acontecerão de forma remota, decisão tomada pela diretoria do Arte Urgente visando a atual situação da pandemia de Covid-19 e buscando preservar a saúde e segurança dos envolvidos. Os cursos de formação técnica da ação tem duração de 40 horas/aula.

O processo de inscrição será realizado exclusivamente por meio digital, através do site do Arte Urgente. Os interessados têm até o dia 26 de abril para se inscrever. O Projeto disponibilizou o e-mail [email protected] para suporte aos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 29 de abril.

>> Parceria entre Instituto BR e UECE garante certificação de curso de extensão para ações do Arte Urgente

>> Laboratórios Culturais abre inscrições para curso técnico gratuito de produção cultural; Saiba mais

Saiba mais sobre os cursos disponíveis e os ministrantes:

AUDIOVISUAL

Produção

Título do Curso: Produção de Audiovisual

Professores: Sabina Colares e David Aguiar

Dias e horário: 3 a 14 de maio, seg a sex, 18h às 21h

*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais. 

Abordagem do curso

Compreensão das funções de um(a) produtor(a) e sua relação com as outras funções. As três etapas básicas de produção de uma obra audiovisual. Formação da equipe e suas funções. Pesquisa de tema e de locações. Documentos de produção. Organização e métodos de planejamento. Orçamento, análise técnica, ordem do dia etc. Etapa de pós-produção.

Breve currículo da professora e do professor

Sabina Colares é especialista em Audiovisual (ICA) pela UFC e em Escrita Literária pela FBUni. É diretora, roteirista e montadora do filme CURRAIS, seu primeiro longa-metragem. Ainda realizou diversos curtas e média-metragens, seja na ficção, no documentário e em trabalhos de linguagem híbrida. Desenvolve pesquisas nas áreas de roteiro, documentário e cinema contemporâneo.

David Aguiar é mestre e doutorando em Audiovisual pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Diretor, roteirista e montador do filme de longa-metragem CURRAIS, seu primeiro longa-metragem. É pesquisador nas áreas de teoria da imagem, biopolítica na arte contemporânea e cinema documentário de linguagens híbridas. Seus projetos autorais flertam com um experimentalismo entre o político e o poético.

Cenografia

Título do Curso: Direção de Arte e Processos Criativos

Professora: Hector Rocha Isaias

Dias e horário: 17 a 28 de maio, seg a sex, 14h às 17h

*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais. 

Abordagem do curso

O curso aborda o universo da direção de arte audiovisual, com foco no processo criativo, através de conceitos, ferramentas, metodologias e práticas que elaboram a visualidade de projetos, desde o roteiro até a obra finalizada. 

Breve currículo do professor

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Comunicação – UFC e doutorando em Antropologia pela Universidade de Salamanca – USAL, Espanha. Foi aluno do Curso de Realização em Audiovisual, desenvolvido pela Escola Pública da Vila das Artes. Já trabalhou como diretor de arte e cenógrafo em filmes, espetáculos e instalações artísticas.

CIRCO

Iluminação Cênica

Título do Curso: Fundamentos Básicos da Iluminação Cênica para Circo

Professor: Ciel Carvalho

Dias e horário: 3 a 14 de maio, seg a sex, 18h às 21h

*Durante o curso o professor também realizará atividades no processo de montagem desenvolvido no Ateliê de Criação – Formação Artística. 

Abordagem do curso

O curso visa estimular a investigação, prática e reflexão sobre o trabalho de montagem e criação em Iluminação Cênica, voltado a linguagem circense, abrindo um novo campo profissional a quem participar e uma nova visão sobre práticas de criações dramatúrgicas através da ampliação do conhecimento acerca dos percursos e processos no trabalho em iluminação.

Breve currículo do professor

Ciel Carvalho é iluminador e cenotécnico. É mestre em Artes, com a pesquisa “A Luz Presente: Um percurso de construção dramatúrgica da iluminação cênica”. Tem experiência como professor de iluminação e participou de diversos festivais de teatro, circo e dança, nacionais e internacionais, a exemplo do Festival de Teatro de Havana (Cuba) e da Circulação Nacional do Palco Giratório do Sesc.

CULTURA POPULAR

Iluminação Cênica

Título do curso: Iluminação Cênica: Processo Básicos de Criação Voltados para a Cultura Popular de Tradição 

Professora: Sinésia Ventura 

Dias e horário: 3 a 14 de maio, seg a sex, 14h às 17h

*Durante o curso a professora também realizará atividades no processo de montagem desenvolvido no Ateliê de Criação – Formação Artística. 

Abordagem do curso

O objetivo deste curso é compartilhar conhecimento na área de Iluminação Cênica e discutir formas de adaptação e soluções criativas a partir de materiais reciclados ou de baixo custo, assim como o trabalho de concepção básica focando principalmente nos trabalhos de cultura popular de tradição. 

Currículo da professora

Formada em Gestão Cultural pela Universidade Federal do Cariri-UFC, iluminadora e fotógrafa. Possui formação em Dramaturgia da Luz Cênica e em Eletricidade, e atua como eletricista de espetáculos e operadora de luz com registro pelo SATED-CE. Atualmente, é técnica de iluminação do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri. Adaptou e operou a luz de artistas como Dani Black, Francisco, el hombre, Khrystal, Selvagens à Procura de Lei, Leo Fressato, Pietá e Leandro Léo. Trabalhou também como técnica e iluminadora dos eventos Mostra Sesc Cariri de Culturas, Bienal Internacional de Dança, Semana D da Dança, Festival de Música Rock Cordel, Mostra Banco do Nordeste das Artes Cênicas, Festival Internacional de Mascaras Cariri e Festival Maloca Dragão. 

DANÇA

Técnicas de Sonorização

Título do Curso: Entendendo o Áudio em Plataformas Específicas

Professor: Bebeco Baltaduonis

Dias e horário: 3 a 14 de maio, seg a sex, 14h às 18h

Abordagem do curso

Propagação do som. Sonorização para o artista e para público. Análise do ouvido humano. Caixas acústicas. Regiões de frequência. Tipos de amplificação. Filtros de cortes de frequência. Noções de física. Unidades de grandezas e medidas. Níveis de sinais de linha. Efeitos e processadores. Microfones.

Breve currículo do professor

Diretor técnico da Balta Som & Luz, técnico de som (P.A e Monitor) da banda Selvagens à Procura de Lei, produção e confecção de projetos de sonorização ambiente. Trabalhou com produção técnica em vários eventos pelo Brasil como: Virada Cultural Paulista 2011, Ceará Music 2004 a 2010, Piauí POP 2006 a 2008, Festival Ponto.CE 2006 a 2018, produção e coordenação elétrica de shows internacionais como Paul McCartney, Beyonce, Elton John, Maroon 5 e Iron Maiden. Produção e direção de palco de shows internacionais como: Motorhead, Nightwish, Groundation, Alpha Blondy, The Cult, Bad Religion, The Waillers, Exodus, Desarie, Hellowen, Gammaray, Kreator, etc.

MÚSICA

Roadie

Título do Curso: Roadie – Noções Básicas

Professora: Ravena Monte

Dias e horário: 3 a 14 de maio, seg a sex, 18h às 21h

*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais. 

Abordagem do curso

A oficina “Roadie – Noções Básicas” busca divulgar a profissão de roadie e repassar noções básicas, desde termos técnicos a comportamentos no palco, para aprimorar e fortalecer a categoria. O curso pode ser interessante também para músicos que queiram exercer ou já tenham alguma noção mínima da profissão, bem como pessoas amigas que acompanham artistas com pouco recurso e que acabam cumprindo esse papel. Público-alvo: mulheres e demais pessoas que tenham interesse na área técnica.

Breve currículo da professora

Produtora e gestora cultural oriunda da região do Cariri cearense. Sua principal atuação é na área da música. Como roadie, já trabalhou nos Festivais Maloca Dragão, Mostra Sesc de Culturas, Réveillon de Fortaleza 2020, Tem Disso Sim, Festival Barulhinho. Trabalhou em palcos de Milton Nascimento, Gal Costa, Tiê, Getúlio Abelha, Luiza Nobel, Ilya, Ouse, Nando Reis, entre outros. Acompanhou 3 projetos musicais do artista Raphael Evangelista como produção e tour manager, em turnês nacionais pelo Nordeste, Centro Oeste e Sudeste, com o Duo Finlandia (BR/ARG), Orange Noir (BR/FRA) e Felacroix (BR/FRA). Está gerente do Centro Cultural Belchior – A Casa de Praia da Música, em Fortaleza.

Consoles Digitais – Iluminação

Título do Curso: Consoles Digitais – Iluminação

Professor: João Ivo Furtado Rocha

Dias e horário: 17 a 28 de maio, seg a sex, 9h às 12h

*Durante o curso o professor também realizará atividades no processo de montagem desenvolvido no Ateliê de Criação – Formação Artística. 

Abordagem do curso

Apresentar uma visão geral da iluminação cênica, os consoles digitais e apresentar as diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação.

Breve currículo do professor

Onze anos de experiência em operação de consoles digitais e execução de projetos de iluminação de shows musicais. Dentre suas experiências estão: montagem e execução de iluminação do Festival Choro e Jaz de Jericoacoara; Festival de Teatro de Fortaleza;  Feira da Música; Festival Ponto.ce;  Forcaos; Mostra Petrúcio Maia; Astronauta Marinho – Criação e operação da iluminação do show de lançamento Menino Sereia; Banda Coldness. Formações: Iluminação cênica I e II – IATEC; percurso de iluminação cênica da Escola de Artes Porto Iracema. Experiências profissionais: 2012 – 2017 – Balta Som e Luz – Iluminador; trabalha na Planeta Estrutura – Iluminador.

TEATRO

Figurino

Título do Curso: Do Figurino à Cena: Criação e Produção de Figurinos Customizados

Professora: Penha Ribeiro

Dias e horários: 3 a 14 de maio, seg a sex, 18h às 21h

*Durante o curso a professora também realizará atividades no processo de montagem desenvolvido no Ateliê de Criação – Formação Artística. 

Abordagem do curso

O curso tem como proposta trabalhar com materiais de baixo custo na criação de figurinos, percebendo-a como expressão visual, uma forma de falar e comunicar. O teatro proporciona um espaço visual para falar de coisas que a palavra não daria conta. O figurino tem muito a dizer. Vamos aprender a pensar e criar possibilidades a partir do que temos no guarda-roupa.

Breve currículo da professora

Artista, professora, pesquisadora e figurinista. Formada no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Intérprete-criadora e figurinista no Coletivo Dama Vermelha desde 2014. Atualmente, em tempos pandêmicos, dedica-se a dramaturgia para Podteatro e o estudo de criação e produção de figurinos customizados para o Teatro digital/virtual.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.