Arte Urgente

Mentorias Agência
de Futuros

Sertão Central
Litoral Oeste/Vale do Curu
Região Norte/Ibiapaba
inscreva-se!

Chamada Pública

Com o objetivo de fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural, a Agência de Futuros funciona como uma ação com diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, dando suporte técnico e de gestão para projetos artísticos e culturais atuantes no Estado do Ceará. 

A ação abrange áreas como planejamento estratégico, otimização de recursos, gestão de recursos humanos, direito autoral, planejamento de comunicação e marketing, prospecção de parcerias públicas e privadas, plano de negócio, captação de recursos, legalização e formalização de empreendimentos culturais, entre outros. 

A Agência de Futuros conta com ações presenciais, online e também uma versão itinerante, com uma equipe de consultores atuando nas cidades de Quixadá, Sobral e Jijoca de Jericoacoara, aproximando de outras regiões do Estado, para atender esses agentes no seu contexto de atuação.

Além de qualificação personalizada para projetos selecionados, a Agência de Futuros contará com cursos de curta duração e palestras de forma que esta formação consiga chegar a diferentes atores envolvidos na cadeia produtiva do setor cultural, qualificando projetos já existentes e também incentivando a criação de novas iniciativas. No total, serão 824 horas-aula com cursos e palestras, 240 atendimentos especializados, envolvendo 64 profissionais da área cultural.

A Agência de Futuros é dividida em quatro vertentes: 

1. Atendimento personalizado para projetos selecionados, identificando as necessidades e prioridades específicas de cada grupo e trabalhando em cima disto, a partir de consultores especializados que darão suporte técnico e de gestão, orientando na formulação de instrumentos como planejamento estratégico, plano de negócio, plano de comunicação e orientação jurídica.

2. 20 cursos de curta duração gratuitos e abertos ao público geral. As ações formativas serão em sua maioria realizadas com transmissão ao vivo pela internet, assim conseguindo chegar ao máximo de interessados possível e em todo o Estado do Ceará. Serão 10 cursos de capacitação em áreas técnicas dos setores criativos e 10 na área de gestão de projetos e negócios criativos, com duração de 20 horas-aula. 

3. 12 Palestras/masterclasses com convidados profissionais com trajetória amplamente reconhecida na área de atuação. Cada encontro terá uma duração estimada de 2 horas e tem como objetivo a divisão de experiência e contribuição aos diferentes atores que compõem o setor cultural do Ceará. Os nomes serão escolhidos futuramente em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

4. Encontro entre artistas, empreendedores culturais e representantes de empresas, indústrias, órgãos gestores de cultura, entre outros grupos. Este encontro tem como objetivo estimular novas parcerias e estreitar laços, estabelecendo relações de cooperação com os empreendimentos e projetos de artistas, gestores e produtores culturais do estado.

A gestora cultural Nilde Ferreira é a responsável pela coordenação da ação. Ela é especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Atua nas áreas de planejamento, consultoria de processos e gestão da cultura.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.