As inscrições ficam abertas até o dia 10 de maio e os cursos não possuem limite de vagas

O Arte Urgente divulgou as primeiras turmas dos cursos livres da Agência de Futuros. São quatro cursos gratuitos e online voltados para pessoas que atuam no planejamento e gerenciamento de projetos culturais. As inscrições ficam abertas até 10 de maio

A Agência de Futuros tem como objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural. A ação iniciou as atividades a partir da seleção de projetos que participaram de diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, recebendo suporte técnico e de gestão. Nesta segunda fase da ação, serão ofertados cursos livres e palestras, abertos para o público geral. 

Os cursos livres tem como público alvo pessoas que atuam nos campos de gestão de projetos nos setores público, terceiro setor e empresas culturais; servidores públicos de órgãos de gestão da Cultura; produtores culturais das áreas música e artes cênicas; artistas com interesse em ferramentas de planejamento e gestão de projetos de captação de recursos.

As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do Arte Urgente. É possível se inscrever até o dia 10 de maio e os cursos não possuem limite de vagas. Ainda no mês de maio, a Agência de Futuros ofertará outros cursos livres, além de palestras com profissionais renomados. Acompanhe o site e redes sociais do Arte Urgente para ficar por dentro das novidades. 

>> Mapa Cultural do Ceará: Plataforma da Secult-CE mapeia agentes, espaços e eventos no Estado

Conheça os cursos:

Prestação de Contas com Base nos Parâmetros da Lei Aldir Blanc

Pedro Igor Pimentel Azevedo

Advogado e gestor cultural. Atualmente, coordena a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, equipamento cultural e escritório regional da Secult Ceará no Sertão Central. Membro da Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes e do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Quixeramobim. Escreve publicações nas áreas da Cultura e do Direito do Consumidor. 

Período do curso: 12 a 14 de maio

Horário: 8h às 12h

Conteúdo programático

O que é prestação de contas; Quem presta contas a quem; Composição da prestação de contas na Lei Aldir Blanc; Prazo para prestação de contas; Inciso II; Inciso III; Análise da prestação de contas; Adimplência, inadimplência e sanções.

Mapa Cultural do Ceará e Ferramentas Associadas

Daniel Leão

Captador de Recursos e Gestor de Projetos nas áreas Cultural, Meio Ambiente, Esporte e Social. Atua também com gestão de projetos de implantação de sistemas nas áreas de Saúde Pública e também Cultural. Consultor autônomo contratado pela Secult Ceará para apoiar o projeto de implantação do Mapa Cultural do Ceará e dar suporte em diversas questões da Lei Aldir Blanc no estado.

Período do curso: 12 a 14 de maio

Horário: 13h às 17h

Conteúdo programático

O Mapa Cultural do Ceará é uma ferramenta de mapeamento da cultura. O curso busca capacitar produtores e produtoras culturais para o uso da plataforma, abordando a organização de portfólio, a manutenção das inscrições, a publicação de agendas e oportunidades do coletivo, entre outros tópicos.

Elaboração de Projetos Culturais

Nádia Sousa

Graduada em Letras pela UECE, com pós-graduação em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC) e pós-graduação em Gestão Cultural (UVA). Produtora e gestora cultural, tendo como destaque a elaboração, acompanhamento e gestão de diversas ações culturais. Gestora da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e do espaço cultural Bruta Flor – Arte e Invenção.

Período do curso: 12 a 14 de maio

Horário: 17h30 às 21h30

Conteúdo programático

Apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais para diferentes editais de fomento à cultura, compreendendo as diferentes fases de um projeto. Ao final do curso, espera-se que estudantes sintam-se capacitados a enviarem suas propostas para diferentes editais de financiamento.

Introdução à Captação de Recursos

Beatriz Gurgel

Formada em Comunicação Social pela UNIFOR, é jornalista, especialista em Teoria da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ajuda Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto, Espanha. Em 2017 fundou a Ação Humanitária Assessoria e Consultoria que atua na representação (RP) e mobilização de recursos para projetos culturais e sociais.

Período do curso: 13 a 15 de maio

Horários: Quinta e sexta-feira, de 13h às 17h e sábado, das 8h às 12h

Conteúdo programático

Contexto da Captação; Planejamento Estratégico da Captação; Planejamento Jurídico da Captação; Comunicação em Captação; Formas de Captação (Tendências de Captação, Editais, Incentivos Fiscais Pessoa Jurídica, Incentivos Fiscais Pessoa Física, Produção de Receita, Recurso Internacional e Captação Digital); Plano de Captação.

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.