As inscrições ficam abertas até o dia 24 de maio e cada curso possui 100 vagas

O Arte Urgente divulgou a quarta lista de cursos livres da Agência de Futuros. São sete cursos gratuitos e online voltados para pessoas que atuam nos campos de gestão de projetos culturais. As inscrições tem início neste sábado (22). 

A Agência de Futuros tem como objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural. A ação iniciou as atividades a partir da seleção de projetos que participaram de diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, recebendo suporte técnico e de gestão. Nesta segunda fase da ação, a ação oferta cursos livres e palestras, abertos para o público geral. 

Os cursos livres da Agência de Futuros tem como público alvo pessoas que atuam nos campos de gestão de projetos nos setores público, terceiro setor e empresas culturais, estudantes, produtores, artistas e servidores públicos das áreas da Cultura e da Arte.

As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do Arte Urgente. É possível se inscrever até o dia 24 de maio e cada formação possui 100 vagas disponíveis. Ainda no mês de maio, a Agência de Futuros realiza palestras com profissionais renomados, durante o Festival Arte Urgente, iniciado na última segunda-feira (17). Acompanhe o site e redes sociais do projeto para ficar por dentro das novidades. 

>> Festival Arte Urgente: Encerramento do projeto contará com palestras, debates, apresentações artísticas e diversas atividades gratuitas

Conheça os cursos:

Noções básicas em assessoria de imprensa para negócios criativos

Renato Abê

Jornalista graduado pela UFC. Pós-graduado em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, atua como editor-chefe da plataforma Vida&Arte, do O POVO.  É coautor de publicações como “Constituição do Estado do Ceará – 25 anos” e “Plataforma Sinfonia do Amanhã – Música que transforma”.  Coordenou a comunicação dos eventos Festival Elos e Festival Acordes do Amanhã.

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 26 a 28 de maio

Horário: 8h às 12h

Conteúdo programático:

Conceitos e noções básicas de assessoria de comunicação; Organização de uma assessoria de imprensa, clipping e mailing; Relação jornalista X assessor de imprensa; Redações e release; Estratégias de comunicação para a construção de notícias que geram mídia espontânea; Como avaliar o que é notícia e as chances de emplacar nas redações; Assessoria de Imprensa para eventos culturais, obras cênicas, shows, lançamentos, projetos e personagens.

Estratégias de redes digitais para artistas

Calebe Rodrigues

Cearense, criativo e curioso. Jornalista e mestrando em comunicação (UFC). Especialista em marketing digital. Desenvolve comunicação estratégica de projetos sociais e culturais. Pesquisador em busca de uma comunicação mais humana. Estuda juventude, mídia e práticas socioculturais.

Inscrições: 22 a 24 de maio

Período do Curso: 28 e 29 de maio

Horário: 28 de maio – 17h30 às 21h30. 29 de maio – 9h às 16h.

Conteúdo Programático

Noções gerais de comunicação digital; Copywriting; Criação de conteúdo para as redes sociais; Comunidades; Storytelling; Social ADS e Ferramentas úteis. 

Curadoria e Programação na Construção dos Discursos e das Agendas Afirmativas de Festivais, Mostras e Espaços Culturais

Helena Barbosa

Gestora cultural, produtora e pesquisadora. Graduada em Ciências Sociais (UFC) com pesquisa na área da Antropologia Visual, Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona. Autora do livro “ Se essa rua fosse minha: narrativas verbais e visuais do Vicente Pinzon”. Gerente no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento do Instituto Dragão do Mar/Secult Ceará.

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 27 a 29 de maio, qui e sab

Horário: 27 e 28 de maio – 17h30 às 21h30. 29 de maio – 8h às 12h.

Conteúdo programático

Ações afirmativas: conceito, histórico e fundamentação legal. Debate introdutório em torno do pacto da branquitude no sistema de dominação da produção artísticas; Políticas Culturais e Ações Afirmativas: debates e embates: As pautas da agenda afirmativa sob a perspectiva do Estado e dos movimentos e projetos conduzidos pela sociedade civil; Projetos no campo da Artes Visuais, Música e Cinema estruturados numa política afirmativa que veicula um repertório estético contra- hegemônico.

Gestão de espaços culturais e sedes de coletivos artísticos

Kdu dos Anjos

Artista plural, com desejo pelo novo e coragem para experimentar. Tem trabalhos assinados em diversas áreas do universo artístico. MC da cultura Hip Hop e do Funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte educador, criador do Centro Cultural Lá da Favelinha e gestor da própria carreira, Dos Anjos se destaca no empreendedorismo de periferia do Brasil.

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 27 e 28 de maio

Horário: 8h às 12h 

Noções básicas em assessoria de comunicação para negócios culturais

Fabiana Batistela

Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural. Diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo. Lançou a plataforma FIXE, de conexão e divulgação de projetos artísticos de países lusófonos.

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 27 a 29 de maio

Horário:14h às 18h

Caminhos para a Circulação

Marcelo Bones

Programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais, organização para a difusão de informações e pesquisas sobre festivais de teatro. Diretor Executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro. Diretor do Festival Via Dupla. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante.

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 27 a 29 de maio, qui e sab

Horários: 27 e 28 de maio – 17h às 21h. 29 de maio – 10h às 14h.

Conteúdo programático

Diagnóstico da circulação de espetáculos teatrais; Exposição de rotas de circulação (festivais e salas); Apresentação dos principais festivais brasileiros e internacionais; Avaliação dos materiais de venda dos espetáculos; Apresentação das várias formas de apresentação dos materiais; Rodas de negócios e suas dinâmicas; Planejamento estratégico para a circulação.

Gestão da carreira artística

Veronica Pessoa

Cria e realiza projetos culturais e pesquisa modelos de negócio no âmbito da cultura. Nos últimos anos, deu mentorias com foco no desenvolvimento de carreira para artistas e consultorias para empresas que investem em música no Brasil. É jornalista, tem Mestrado em Comunicação e Cultura pela USP e certificação em Mediação Cultural no Conservatoire National de Arts et Métiers, em Paris. 

Inscrições: 22 a 24/5

Período do curso: 27 a 29 de maio

Horário: 27 e 28 de maio – 18h às 22h. 29 de maio – 10h às 14h.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.