As inscrições ficam abertas até o dia 22 de maio e cada curso possui 100 vagas

O Arte Urgente divulgou a terceira lista de cursos livres da Agência de Futuros. São quatro cursos gratuitos e online voltados para pessoas que atuam nos campos de gestão de projetos culturais. As inscrições ficam abertas até sábado (22). 

A Agência de Futuros tem como objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural. A ação iniciou as atividades a partir da seleção de projetos que participaram de diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, recebendo suporte técnico e de gestão. Nesta segunda fase da ação, a ação oferta cursos livres e palestras, abertos para o público geral. 

Os cursos livres dessa terceira semana têm como público alvo pessoas que atuam nos campos de gestão de projetos nos setores público, terceiro setor e empresas culturais, estudantes, produtores, artistas e servidores públicos das áreas da Cultura e da Arte. Além disso, dois cursos ofertados contarão com um intérprete de libras: “Curadoria e Programação: conceitos, relações e noções básicas de curadoria em artes”; e “O conceito da programação na construção da aproximação com os públicos”.

As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do Arte Urgente. As inscrições para o curso “Análise e crítica de obras de artes” acontecem até quinta-feira (20). Já os demais, é possível se inscrever até o dia 22 de maio. Cada formação possui 100 vagas disponíveis. 

Ainda no mês de maio, a Agência de Futuros realiza palestras com profissionais renomados, durante o Festival Arte Urgente, iniciado na última segunda-feira (17). Acompanhe o site e redes sociais do Arte Urgente para ficar por dentro das novidades. 

>> Festival Arte Urgente: Encerramento do projeto contará com palestras, debates, apresentações artísticas e diversas atividades gratuitas

Conheça os cursos:

Análise e Crítica de Obras de Artes – Música Artes Cênicas

Izabel Gurgel
Jornalista e, na condição de leitora, desenvolve conteúdos e atividades curatoriais. Realiza ações formativas em torno da compreensão ampliada de patrimônio artístico-cultural, fazendo apreciação de trajetórias artísticas, de lugares e acontecimentos, de acervos imateriais e físicos.

Inscrições: 19 e 20 de maio
Período do curso: 22 e 29 de maio
Horário: 9h às 14h

Noções Básicas de Gestão de Empreendimentos Culturais

Lena Cunha
Gestora cultural, consultora e pesquisadora. Mestre em Educação (FAE/UFMG) e Especialista em Planejamento e Gestão Cultural (PUC/MG). Diretora da Inspire Gestão Cultural. Publicou os livros Gestão Cultural: Profissão em Formação (DUO Editorial, 2007) e Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais (Ed. SENAC, 2018).

Inscrições: 19 a 22 de maio
Período do curso: 24 a 26 de maio, seg e qua
Horário: 8h às 12h

Conteúdo programático
Noções básicas sobre gestão cultural, refletindo sobre o campo de atuação, suas competências e perfis profissionais. Ferramentas de trabalho para o gestor de cultura, metodologias e instrumentos de planejamento. Discussões sobre processos organizacionais e colaborativos no campo da cultura. Apresentação de iniciativas como exemplo, referências na área e possibilidades de atuação no contexto de pandemia.

Curadoria e Programação: Conceitos, Relações e Noções Básicas de Curadoria em Artes

Felipe de Assis
Artista da cena, pesquisador e curador. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA. Colabora com curadorias independentes. Co-criador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), no qual atua como coordenador geral e curador. Realiza consultoria para festivais e ministra cursos de curadoria em artes cênicas.

Inscrições: 19 a 22 de maio
Período do curso: 24 a 26 de maio, seg e qua
Horário: 13h às 17h

Conteúdo programático
Contextualização do ofício do curador em artes cênicas e sua relação com as práticas artísticas. Discussão das perspectivas de atuação (curador-autor e curador-mediador) e da articulação entre curadoria, formação e comunicação. Análise do papel da curadoria no sistema da arte, circuitos e festivais de artes cênicas.

O conceito da programação na construção da aproximação com os públicos

Fabrício Nobre
Fundador do festival e selo Bananada, consultor artístico de programação do Cine Jóia e Blue Note SP, curador da Ninja Música/SOM.vc, curador artístico do Phonogram.me e sócio da Braba Música e Cultura, responsável pelo agenciamento de artistas como João Donato, Tulipa Ruiz, Felipe Cordeiro, Hellbenders e dos portugueses Paus e The Legendary Tigerman.

Inscrições: 19 a 22 de maio
Período do curso: 24 a 26 de maio
Horário: 17h30 às 21h30

Contato

Email: contato@arteurgente.com.br

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.