Uma das ferramentas utilizadas na ação são os consultores, profissionais com ampla experiência no campo dos negócios criativos e que vão auxiliar no desenvolvimento e na formação dos 15 projetos selecionados

A Agência de Futuros, uma das quatro ações do Arte Urgente, integra um diverso conjunto de estratégias de consultoria, assessoramento e formação voltadas a acelerar iniciativas de artistas, coletivos artísticos, produtores e gestores culturais. Isto acontecerá por meio de suporte qualificado e personalizado no campo do empreendedorismo, da economia, da cultura e da gestão cultural. 

Uma das ferramentas utilizadas na ação são os consultores, profissionais com ampla experiência no campo dos negócios criativos e que vão auxiliar no desenvolvimento e na formação dos 15 projetos selecionados. As consultorias têm como foco prestação de contas, plano de negócios criativos, gestão contábil e consultoria jurídica.

Nilde Ferreira, coordenadora da ação, enfatiza a metodologia estruturante aderida pela Agência de Futuros, conectando as especificidades do negócio criativo às experiências de profissionais relacionados aos campos de planejamento, gestão e formação cultural.

“O percurso na Agência de Futuros facilita a identificação e a organização de mecanismos e estratégias basilares para a apropriação de uma rotina de aceleração em um cenário que exige do empreendimento criativo a capacidade de lidar com os aspectos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade próprios do ambiente em que nasce e precisa se desenvolver”, afirma a coordenadora. 

>> Agência de Futuros: Conheça os projetos que fazem parte da ação do Arte Urgente
>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

A Agência de Futuros teve um primeiro encontro no começo deste mês, que serviu para a apresentação dos projetos, da coordenação da ação e também dos consultores. As atividades da ação com os grupos selecionados têm início neste mês.

Conheça os consultores que fazem parte da ação:

André Bryner | Consultoria em Prestação de Contas e Compliance

Advogado. Professor Universitário. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Possui atuação científico-jurídica preponderante nos campos relacionados ao Direito Internacional, Direitos Culturais e Terceiro Setor. Consultor jurídico do Instituto Dragão do Mar, do Instituto Brasil África Arte e do Instituto Cultural Iracema

Ivina Passos | Consultoria em Plano de Negócios Criativos

Pós-graduanda em Estratégia, Projetos e Processos na Faculdade CDL, formada em Publicidade e Propaganda. Diretora da ATO Produção e Marketing Cultural, realizadora do Além da Rua – Festival Internacional de Artes e Conexões. Atualmente coordena a comunicação da ATO e do FAC – Festival das Artes Cênicas. Foi gestora do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social de  2014 a 2020, responsável pela gestão de patrocínios do projeto Ceará Natal de Luz.

Monique Cardoso | Consultoria em Plano de Negócios Criativos

Atriz, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Doutoranda em Artes da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena/UNICAMP. Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da UFC – Universidade Federal do Ceará. Graduada em Marketing, com especialização em Gestão Cultural. Diretora da ATO Marketing Cultural e do FAC – Festival das Artes Cênicas – CENA CEARÁ. Como artista integra o Grupo Ninho e a MANADA Teatro.

Socorro Cândido | Consultoria em Gestão Contábil

Graduada em Ciências Contábeis e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), presta assessoria e consultoria desde 1995 as organizações sem fins lucrativos do Ceará e de outros estados do Nordeste e do Norte do País. É instrutora de cursos para entidades sem fins lucrativos pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e membro da Comissão de Voluntariado.

Verônica Maia | Consultoria Jurídica

é advogada, mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Já atuou como assessora jurídica na Administração Pública, nas secretarias de Juventude na Prefeitura de Fortaleza e de Direitos Humanos do Estado do Ceará. Atualmente, voltada para o Terceiro Setor, é advogada titular do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.  Como consultora jurídica pelo Escritório Brayner & Guerra Advogados tem prestando serviço especialmente para entidades que celebram Contratos de Gestão (OS), Termos de Parceria (OSCIP),  Termos de Colaboração e Fomento (OSC), Mecenato Estadual, Lei Rounet, entre outros.

Contato

Email: [email protected]

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 / Praia de Iracema – Fortaleza-CE

© Copyright 2021 Arte Urgente. Todos os Direitos Reservados.