Percurso | Planejamento e Gerenciamento de Projetos Culturais - Inscrições 07 a 10/05

Arte Urgente

Percurso sugerido para quem atua nos campos de gestão de projetos nos setores público, terceiro setor e empresas culturais; servidores públicos de órgãos de gestão da Cultura; produtores culturais das áreas música e artes cênicas; artistas com interesse em ferramentas de planejamento e gestão de projetos de captação de recursos.

INTRODUÇÃO À CAPTAÇÃO DE RECURSOS

BEATRIZ GURGEL

Carga Horária: 20h
Período: 13 a 15 de maio, qui – sab
Horário: 13 e 14/5 – 17h30 às 21h30 e Dia 15/5 – 8h às 12h
Público preferencial: 
Produtores Culturais, Associações e Instituições Culturais, pessoas que queiram desenvolver conhecimento na área. 
Modalidade: online

Ementa

Com o desenvolvimento constante das organizações do Terceiro Setor, entender as tendências e ferramentas utilizadas para captar recursos é um desafio diário para os profissionais da área. Afinal, conseguir recursos financeiros para manter projetos e instituições não é uma tarefa tão simples quanto se imagina.

A captação de recursos (financeira e material) é um instrumento essencial para a sustentabilidade de um projeto ou instituição. Além de garantir os recursos necessários para atingir a missão e executar as atividades, as ações de captação de recursos, muitas vezes, ajudam na divulgação, tornando-a mais conhecida de diversos públicos de interesse, mais forte, ativa e eficaz. Por ser compreendida como uma ação complexa, a captação de recursos requer muita organização e planejamento. “Atirar para todos os lados” pode significar um gasto de energia e de recursos inadequado para os produtores que não dispõem de muito fôlego”.

O curso de Introdução à Captação de Recurso visa iniciar o conhecimento a esta área dos seus participantes, pontuando os seguintes tópicos:

1. Contexto da Captação
2. Planejamento Estratégico da Captação
3. Planejamento Jurídico da Captação
4. Comunicação em Captação
5. Formas de Captação
5.1. Tendências de Captação
5.2. Editais
5.3. Incentivos Fiscais Pessoa Jurídica
5.4. Incentivos Fiscais Pessoa Física
5.5. Produção de Receita
5.6. Recurso Internacional
5.7 Captação Digital
6. Plano de Captação

Minibio

Ana Beatriz Gurgel é formada em Comunicação Social pela UNIFOR, é jornalista, especialista em Teoria da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ajuda Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto, Espanha.

De 2005 a 2012 trabalhou em ONGs como UNICEF, ABONG/Ceará, EUBRA – Euro-Brazilian Sustainable Development Council e a Central Única das Favelas – CUFA/Ceará, na Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado.

De 2012 a 2017 trabalhou na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Primeiramente como Coordenadora do Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) e em seguida no Serviço Social da Indústria (SESI) no desenvolvimento de Projetos Sociais e Culturais, com destaque ao Programa de Valorização da Cultura Indígena.

Em 2017 fundou a Ação Humanitária Assessoria e Consultoria que atua na representação (RP) e mobilização de recursos para projetos culturais e sociais. Filiada a Associação Brasileira de Captadores de Recurso (ABCR) atualmente desenvolve um importante trabalho de atração de orçamentos de patrocínio e doação para projetos do Estado do Ceará.

Dentre outras atividades no ramo cultural, já atuou na:
Assessoria de Imprensa da Secultfor ( 2011)
Na assistência de Produção da Feira da Música (2006-2007-2010)
Na Produção Executiva do Entrepontos ( 2010)
Estagiária da Assessoria de Imprensa da Secult (2004)

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